quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

A horta



Como o próprio nome do blog diz ... eu sou alucinada por alecrim e manjericão. Gosto muito de ervas frescas. Mas alecrim e manjericão com certeza são as minhas favoritas. Mas como é muito difícil fazer com que essas ervas compradas na feira durem a semana inteira a melhor alternativa é tê-las plantadas em casa. Meu namorado morava em um apartamento com muito espaço e uma ótima jardineira. E lá ele sempre teve alecrim. Quando ele se mudou achamos que não voltaríamos a plantar a "arvorezinha" novamente. Aí começaram as nossas experiências e hoje temos não só o alecrim ... como manjericão ... tomilho ... orégano ... pimenta ... salsa ... tudo na varanda ... e não é difícil ... basta plantar e regar. No livro do Jamie Oliver Em Casa ele ensina a cultivar várias verduras e legumes. Alguns precisam de muito espaço ... outros basta um vasinho. E o melhor de tudo ... as ervinhas estão sempre fresquinhas e TOTALMENTE orgânicas, sem agrotóxicos ou outras coisitas mais ... vale MUITO a pena o trabalho!

quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

Polenta com brie e parma




Nas minhas férias fui a um ótimo restaurante italiano em São Paulo comi exatamente este prato. Achei divino e super simples. Pena que tive que tirar a foto com meu celular e ficou horrível. Mas pessoalmente não só ficou bonito como cheiroso e apetitoso. Bem simples de fazer.


para a polenta:

350 gr de fubá

1,3 litro de água

1 colher (sopa) de manteiga

2 colheres de sopa de queijo parmesão ralado


Colocar sal a gosto na água, mas lembre-se que como leva brie não precisa salgar muito. Misturar o fubá c a água e o sal ainda fora do fogo. Quando estiver bem homogêneo levar ao fogo alto até começar a engrossar. Assim que sentir que está mudando de textura colocar o fogo bem baixo e tomar cuidado para as bolhas que se formam na fervura não estourarem. A maneira mais eficinte mas a mais cansativa é não parar de mexer o tempo todo. Deixei cozinhando por 40 minutos mas ficou mais durinha do que no restaurante ... acho que 30 minutos é mais do que suficiente. Quando estiver pronta colocar a manteiga e mexer bem para ficar bem homogênea. Depois adicionar o queijo repetindo o mesmo processo. A polenta deve ficar lisinha.

Colocar no fundo de um prato umas 3 fatias de queijo brie (aí fica a gosto ... quem gosta muito pode caprichar ... rs). Colocar em volta do prato folhas de rúcula. Colocar a polenta bem quente no centro do prato por cima das fatias de queijo. Enfeitar em volta com fatias de presunto de parma.

Tirando a textura da polenta, o sabor ficou muito parecido com o que comi no restaurante. Da próxima vez vou cozinhar menos a polenta para que fique mais parecido ainda.


Risoto e considerações

Uma amiga minha perguntou que vinho eu indicaria para usar no risoto.
Eu sou péssima para isso pois bebo muito pouco ... uma taça para mim às vezes nem chega ao final, então não me sinto confortável para indicar vinhos. Mas segue uma dica que ouvi várias vezes da boca de alguns chefs de cozinha: usar na receita o mesmo vinho que for beber na hora da refeição, para não haver confusão de sabores. Boa dica nesse caso pois o sabor do vinho fica pronunciado no risoto. Então vale a pena investir em um bom vinho para usar no preparo do prato.
Outra coisa legal de falar é que depois que fiz o primeiro risoto comecei a usar esta receita como base para outros risotos ... a maneira de preparar é sempre a mesma ... sai o funghi e entram outros ingredientes. Sai o caldo de carne e entra de legumes (aliás fiz um de camarão que ficou divino e eu usei caldo de legumes). Depois de fazer o primeiro e ver que não é bicho-de-sete-cabeças aí a gente toma coragem para ousar mais ...

segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

Risoto de funghi

Essa sim é uma especialidade minha. Não fica a dever a nenhum restaurante. E apesar de parecer complicado é facílimo de fazer e não tem como errar.
Para fazer risoto italiano a maior condição é usar um arroz próprio. Eu uso o arroz arbório, mas pode ser usado também o arroz carnaroli.
A primeira vez que fiz esta receita, que peguei na revista GULA, segui o passo a passo começando a preparação fazendo o caldo de carne. Mas já preparei também este risoto usando os caldos prontos ... em cubinho. Obviamente não fica igual ... mas quebra o galho na hora da pressa. Minha sugestão é que pelo menos na primeira vez o prato seja preparado tal qual na receita ... só assim depois vocês poderão ver como o sabor fica mais suave tendo mais esse trabalhinho.

Para o caldo de carne :

1 kg de carne (músculo e frango) (eu só usei músculo)

2 litros de água

50 g de cenoura

50 g de aipo

50 g de cebola

sal e pimenta a gosto

Para o risoto:

350 g de arroz para risoto

150 g de funghi porcini fresco (ou 60 g de funghi seco e reidratado em água morna)

1 colher (sopa) de cebola picada

4 colheres (sopa) manteiga

1 colher (sopa) de azeite

1/2 xíc de vinho branco

1 1/4 litro de caldo de carne

2 colheres de sopa de queijo parmesão ralado

Comece fazendo o caldo juntando todos os ingredientes já picados em uma panela. Deixe ferver. Abaixe o fogo e cozinhe por 1 hora. Retire do fogo, peneire e reserve.

Lave muito bem os funghi e corte-os em fatias. Em uma panela frite a cebola com o azeite e metade da manteiga. Quando a cebola estiver transparente junte o arroz e os funghi e refogue por alguns minutos mexendo com uma colher de pau. Adicione o vinho branco e deixe evaporar em fogo alto. Abaixe o fogo e junte aos poucos o caldo de carne (uma concha de cada vez) quase em ponto de fervura mexendo sempre sem deixar o arroz ficar seco. Deixe no fogo por uns 16 a 17 minutos sem parar de mexer e adicionando o caldo aos poucos. Retire do fogo quando estiver cozido mas ainda bem úmido. Acrescente a manteiga restante e o queijo parmesão ralado e misture bem. Sirva em pratos individuais. Se quiser decore com uma fatia de funghi. É bom também deixar descansar uns 2 minutos antes de servir para os ingredientes que são colocados depois de retirar do fogo se fundirem melhor ao risoto.

E ... aproveitem ... é bom demais!




quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

Livros de receitas


Quando eu menos esperava já tinha vários ... viciei em comprar livros de receitas ... Mas eles não ficam empoeirando não ... folheio sistematicamente um a um em busca de inspiração. Às vezes sai a receita à risca. Às vezes só o conceito. O último que comprei foi o mais tradicional de todos: Dona Benta. Chegou hoje (comprei pela internet) Já folheei, folheei ... daqui a pouco sai alguma coisa dele ou inspirada nele.


Os que eu mais gosto são os do Jamie Oliver. Muitas idéias boas. Mas também adoro os de restaurantes. Tenho o do Celeiro, do Gula-Gula (já fiz a salada de cuscuz marroquino e camarões que ficou divina) e o meu preferido: o do Carlota.


Outro interesante é o Viajando na Cozinha, mas ainda não testei nenhuma receita. Assim que fizer algum teste aviso se vale a pena comprar.


segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

O Desastre do Pudim


Assim ficou meu pudim da ceia de Ano Novo ... desastre total. Faço pudim de leite desde sempre, que é uma das coisas mais simples de fazer na cozinha ... e sempre dá certo ... desta vez ... cabummmm. O que eu fiz de errado? Conversando com minha vó descobri o erro. Coloquei a massa na forma com a calda ainda quente ... o que vi na hora foi a ebulição da calda para dentro do pudim fazendo com que o resultado final fosse esse. Então aí vai a dica do dia. Esperar a calda esfriar completamente para jogar a massa.
Agora a receita:
1 lata de leite condensado
2 medidas (a latinha do leite condensado) de leite integral (não usar desnatado - não fica bom)
3 ovos
1 xíc de acúcar
1/2 xíc de água
Levar ao fogo o acúcar e a água até virar uma calda caramelada. Untar uma forma de pudim com esta calda. Deixar esfriar. Bater no liquidificador todos os outros ingredientes até ficar bem homogêneo. Despejar na forma com a calda fria e levar ao forno baixo, em banho-maria, por mais ou menos 50 minutos, ou até que esteja cozido. Esperar esfriar para desenformar.
Dica: particularmente gosto do pudim mais cremoso ... sem furinhos. Nunca consegui fazer. O da minha avó fica perfeito. Ela usa 4 ovos ao invés de 3. Eu nunca testei, mas para quem também gosta dele mais cremoso vale a pena tentar.

domingo, 11 de janeiro de 2009

Ceia de Reveillon


Para nossa ceia de Reveillon este ano quem fez o prato principal foi meu namorado. Camarão na Moranga. Ficou di-vi-no. Vou colocar aqui apenas a foto agora ... depois mando a receita. Para acompanhar fizemos uma super salada e um arroz branco simples. Não queríamos ter trabalho na hora da ceia, então pensamos em algo que pudesse ficar no forno enquanto conversávamos. E para sobremesa ... pudim de leite (depois vou fazer um post contando o desastre do pudim ... com direito a foto ... rs). Ceia bem brasileira e super prática.

sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

Muffins de Aveia e Banana

Esse muffin é muito simples de fazer. Mas é mais uma receita que nunca fotografei. Tenho então mais uma dívida ... quando fizer de novo postarei a foto.

Agora, algumas dicas ... tentei uma vez fazer com farinha integral e não ficou tão gostoso. Então a sugestão é seguir a receita à risca. É uma ótima opção para o café-da-manhã. Se não tiver nozes pode substituir por castanhas ou amêndoas (eu já fiz só com passas e ficou ótimo).

Ingredientes:
3 bananas nanicas cortadas em rodelas
1 xíc (chá) de açúcar mascavo
1/2 xíc (chá) de óleo
1 ovo inteiro
1 e 1/2 xíc (chá) de aveia em flocos grossos
2 colheres (chá) de fermento em pó
1 e 1/2 xíc (chá) de farinha de trigo
1/2 xíc (chá) de passas
1/2 xíc (chá) de nozes

Modo de fazer:
Em um liquidificador bata as bananas, o açúcar, o óleo e o ovo até formar um líquido grosso. À parte, em uma tigela, misture a aveia, o fermento e a farinha de trigo. Junte todos os ingredientes despejando o líquido sobre a mistura de aveia. Mexa até obter uma massa encorpada e depois acrescente as passas e as nozes. Unte com óleo forminhas individuais de muffins ou de empadas. Coloque a massa preenchendo um pouco mais do que a metade da capacidade das forminhas. Acomode as forminhas em uma assasdeira. Polvilhe 2 colheres (sopa)de aveia enfeitando. Leve ao forno pré-aquecido a 180ºC por cerca de 30 minutos ou até que os muffins estejam assados. Rendimento: 12 unidades

quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

Talharim com Abobrinha e Limão

Essa vai sem foto pois faz tempo que não faço e nunca fotografei. Prometo postar uma foto assim que prepará-lo em casa.

A primeira vez que vi essa receita foi em um livro de culinária. Depois acabei descobrindo que é um prato clássico. Tem em quase todos os livros de receita inclusive de grandes chefs. É muito simples e super saboroso. Além de ser bem leve.

Ingredientes:
250 g de talharim cozido
2 abobrinhas cortadas em lâminas no sentido do comprimento
1 colher (sopa) de cebola
2 colheres (sopa) de azeite
suco de 1 limão
manjericão fresco a gosto
raspas de casca de limão a gosto
sal a gosto

Em uma frigideira grande fritar um pouco a cebola no azeite. Quando estiver transparente colocar as lâminas de abobrinha e dar uma leve refogada. A abobrinha deve ficar aldente. Quando estiver quase no ponto salpicar o sal e juntar o suco de limão e as raspas ... deixar cozinhar mais um pouco para pegar o sabor do limão. Juntar o talharim já cozido e deixar mais um minutinho. Desligar o fogo. Colocar em uma travessa e salpicar o manjericão.

Como variação pode adicionar também uns camarões temperados com limão e sal e salteados no azeit já no final com o fogo apagado.

terça-feira, 6 de janeiro de 2009

Paglia i Fieno com Bacalhau



Muito simples esse prato.

Comprei a massa De Cecco (Paglia i fieno). Cozinhei conforme as instruções da embalagem - super rápido ... 3 a 4 min . Tinha um bacalhau em lascas já dessalgado. Coloquei em uma frigideira um pouquinho de cebola beeem picadinha com uma generosa quantidade de azeite. Quando a cebola já estava douradinha coloquei umas 3 xíc de tomates frescos picados e deixei dar uma cozidinha. Acrescentei o bacalhau e quase na hora de desligar coloquei algumas folhinhas de manjericão graúdo (diga-se de passagem plantado na minha varanda). Coloquei a massa na travessa e joguei o molho fumegante em cima. Dei uma leve misturada e joguei por cima mais manjericão , algumas nozes e reguei com um fio de azeite. Ficou divino!

Começando

Sempre cozinhei desde pequena. Pai e mãe trabalhando ... tive que aprender. Mas sempre gostei. Depois quando eu mesma comecei a trabalhar deixei esse "talento" de lado. De uns tempos para cá retomei o gosto pelos aromas e sabores e pasmei quando vi a quantidade de livros de culinária que eu já tenho. Por isso estou me metendo a experimentar novos pratos ... e até que está dando certo! O peru do Natal já passou a ser responsabilidade minha há dois anos ... e que delícia ouvir da galera ... "nossa ... esse ainda está melhor do que no ano passado"!!!!
Muito dessa minha fase se deve ao blog http://www.chucrutecomsalsicha.com/... que delícia passear pelas postagens da Fernanda ... e que fotos!!!!!!!!!!!!!!!
Agora ... jamais tentando chegar aos pés da mestra ... vou tentar colocar aqui um pouquinho das minhas experiências culinárias.