terça-feira, 31 de março de 2009

Final de semana de fracassos

Tem tempo que não passo por aqui ... mas isso não quer dizer que não esteja pela cozinha. Só que meu final de semana foi meio desanimador em minhas experiências. O que resolvi fazer ... não deu certo.
Meu namorado estava com vontade de comer peixe ... mais precisamente sardinhas. Fomos ao mercado de peixe e além de sadinhas ele comprou cavalinhas gordinhas e maravilhosas. Ele fez ao forno temperada com sal, limão, estragão e coentro ... ficou show!!!!
Aí pensei em um purê de ervilhas para acompanhar ... primeiro MICO do final de semana. Como não tinha deixado as ervilhas secas de molho elas não cozinharam bem e o purê ficou MUITO seco. Saboroso ... mas SECO e arenoso.
No final da tarde olhei para a fruteira que estava repleta de laranjas ... hummmm que vontade de comer bolo de laranja ... mas estava com pouca manteiga em casa ... resolvi fazer uma receita que achei na internet sem manteiga ... mais com cara de pão-de-ló de laranja ... SOLOU ... rsrs ... na realidade não cozinhou direito ... realmente não era o melhor dia para eu ir para a cozinha ... rsrs.
Agora fiquei com o bolo de laranja na cabeça e estou vasculhando a rede e meus livros para achar uma receita ótima e infalível para dar o troco este final de semana ... agora vai ter que sair esse bolo ... ainda não perdi a vontade!!!!!!

segunda-feira, 23 de março de 2009

Caponata de Legumes

Peguei uma receita de caponata de legumes no livro do Gula Gula. É muito simples mas fiz pequenas alterações.

Na receita original usam-se 4 "legumes" ... sim, entre aspas pois acho que tomate é fruta e não considero cebola como legume ... nem sei se cientificamente é ... beringela, abobrinha, cebola e tomate ... cortar os 4 em rodelas de mais ou menos 1 cm (a quantidade depende do quanto vc quer preparar ... ontem fiz com um de cada - não usei cebola e deu para duas pessoas com sobra). Arrumar em fileirinha em uma assadeira uma rodela de cada um alternando ... salpicar com flor de sal ou sal marinho ... salpicar alho picado ... regar com azeite ... colocar um galho grande de alecrim e um de manjericão por cima ... levar ao forno baixo por 20 min.

Aí vão as minhas mudanças e sugestões ... não usei cebola nem alho pois queria os legumes com sabor de legumes ... e deixei assando por quase 50 minutos ... ficou bom ... mas para ficar melhor ... da próxima vez ao invés de salpicar o sal depois das rodelinhas arrumadinhas vou salgar antes de arrumar, pois assim o sal fica distribuído por igual ... algumas rodelas ficaram sem sal ... vou deixar assando os primeiros 40 min em fogo baixo e depois aumentar para forno médio por mais uns 10 minutos. Acho que ficará ainda melhor!!!!!

segunda-feira, 16 de março de 2009

O Pão


Ontem foi dia de pão! Tentei fazer um Chalá ... pão típico judaico. E a bendita massa não cresceu ... acho que meu fermento não estava lá essas coisas. Comprei em um mercadinho ... dentro da validade ... mas acho que não estava legal. A massa ficou linda ... bem uniforme. Mas não crescia de jeito nenhum. E olha que foram 2 horas de descanso!!! Depois dessas 2 horas cometi um erro. A receita dizia: molde os pães, deixe descansar mais 20 minutos, pincele com ovo e polvilhe gergelim. Mas estava tão chateada que a massa não tinha crescido que pincelei antes de deixar descansar essa segunda vez. Bom ... cresceu mais um pinguinho só ... e mandei para o forno mesmo assim. E não é que os pães (renderam 2 pães) ficaram LINDOS apesar de muito pesados. A massa cresceu no forno mas por não estar muito aerada o pão ficou pesado. Ficou aparentemente perfeito. Com a mesma cara do pão comprado pronto. Douradinho ... um mimo. Mas infelizmente muito pesado. Vou tentar mais vezes para pegar o jeito ... aí coloco uma foto BEM linda para vocês.

quinta-feira, 12 de março de 2009

Selo Roxie

Recebi esse selo "Selo Roxie", da Ana Coelho do blog Meu sossego:

As regras são:

1ª: Exibir a imagem do selo "Seu blog é Roxie!" e escrever essas regras abaixo dele.

2ª: Colocar quem te deu o selo nos seus blogs indicados.

3ª: Escrever 5 coisas que são Roxie (1ª sobre música, 2ª sobre televisão e cinema, 3ª três países que gostaria de conhecer, 4ª três cores favoritas e 5ª três hobbies).


Música: Cyndi Lauper

Televisão / Cinema: filmes de ação e histórias verídicas

Países: Inglaterra, Espanha, Canadá

Cores: azul, branco e verde

Hobbies: correr, ler e cozinhar


Indicação: Doces Encontros, Chocolatria

segunda-feira, 9 de março de 2009

O final de semana

Nossa ... tem um tempinho que não passo por aqui.
Este final de semana foi tranquilo no sábado e agitado no domingo. Dia internacional da Mulher ... quem fez o almoço foi o namorado ... almoço maravilhoso por sinal. Ele fez Puchero ... um prato espanhol ... ficou delicioso e em breve posto a receita aqui ... apesar do que ele quando vai para a cozinha faz tudo no olho ... não tem medida cereta para nada. Mas dá para dar uma idéia do prato, que é muito forte, calórico, mas vale a pena.
Enquanto isso no sábado quem estava a postos era eu. A nossa secretária tinha feito uma abóbora refogada que estava uma delícia. Queria alguma coisa que combinasse e tive uma inspiração bem mineira ... rs. Fatiei bem fininho duas linguiças calabresas. Dei uma leve escaldada nas rodelinhas só para tirar um pouco a gordura. Coloquei em uma panela bastante cebola para dourar em azeite extra virgem. Quando as cebolas já estavam quase dourando juntei as linguiças e deixei fritar bem. Quando estavam no ponto juntei dois tomates picadinhos e mexi até que os tomates começaram a se dissolver e formar um molhinho. Não usei sal nem pimenta pois as linguiças já são naturalmente salgadas e apimentadas. No final de tudo quando já estava na hora de desligar o fogo juntei um punhado caprichado de salsinha picadinha e mexi só para incorporar. Fiz um arroz branco e cozinhei alguns quiabos para comer como salada. Pronto ... feito o almocinho mineiro!!! Arroz, linguiça, abóbora e saladinha de quiabo. Simples e delicioso.

terça-feira, 3 de março de 2009

Hamburger de Soja do Gula Gula

Tenho uma quedinha por comida vegetariana. O restaurante Gula Gula aqui no Rio de Janeiro está LONGE de ser vegetariano, mas tem esse prato que é DELICIOSO. A receita foi dada uma vez no jornal O Globo em uma matéria sobre a história do restaurante que é bem conhecido aqui no Rio. A receita não é tão trabalhosa e fica igualzinha a do restaurante. O que eu ainda não consegui comprar igual é o pão que é usado. É um pão preto de hamburguer que tem uma textura maravilhosa ... mas não acho em nenhuma padaria por aqui. De qualquer maneira esta receita de hamburger pode ser usada com outros acompanhamentos ... não necessariamente o pão.

p o hamburguer:
120 g de proteína de soja fina
250 ml de água
1 colher (sobremesa) de azeite
120 g de champignon micro picado
100 g de cenoura micro picada
80 g de cebola micro picada
2 claras levemente batidas
50 g de aveia fina
3 colheres (sobremesa) de shoyo
2 colheres (sobremesa) de salsa picada
pimenta do reino moída na hora a gosto
2 colheres (sobremesa) de sal
50 g de farinha de rosca peneirada

para o creme de ricota:
300 g de ricota
80 ml de iogurte natural
suco de um limão
uma pitada de sal
uma pitada de pimenta do reino
60 g de salsa picada fresca

Complementos:
alface picada
cebola caramelizada no shoyo

Colocar a soja e a água numa vasilha e deixar descansar para hidratar por 15 min. Para o creme de ricota é necessário amassá-la com um garfo, misturar com os outros ingredientes e reservar na geladeira.Refogar a cebola, a cenoura e o champignon no azeite por 5 min e reservar. Colocar a soja hidratada numa peneira e espremê-la para retirar todo o líquido excedente.Misturar os legumes, as claras batidas em neve, o shoyo, o sal, a pimenta , a aveia e a salsa. Acrescentar a farinha de rosca, gradativamente até secar por completo. Deixar descansar um pouco e modelar em forma de hamburguer. Reservar na geladeira. Na hora de servir grelhar os hamburgueres na chapa com azeite misto, por uns 3 minutos de cada lado. Colocar em pão de hamburguer integral e cobrir com a pasta de ricota. Para complementar colocar alface picadinha e cebola caramelada no shoyo.

Cuca de maçã

Faz um tempinho que não faço este bolo ... mas é super simples e fica maravilhoso como opção para o café-da-manhã. E melhor ... é nutritivo!!!!

1 xíc de açúcar mascavo
meio pote de iogurte (125 ml)
meia xíc de farinha de trigo integral
1 xíc de farinha de trigo comum
1 xíc de aveia em flocos grossos
3 ovos
3 maçãs em cubos (colocar de molho na água c açúcar)
meia xíc de passas
meia xíc de nozes
1 colher (sobremesa) de canela em pó
1 colher (sopa) de fermento em pó

Dissolver o açúcar no iogurte, depois juntar todos os outros ingredientes um a um. Por último a maçã escorrida. Colocar em forma com furo no meio untada e enfarinhada. Polvilhar açúcar mascavo com canela por cima e levar ao forno médio por 45 min.
O açúcar e a canela que você polvilha por cima forma uma crostinha deliciosa.