domingo, 26 de abril de 2009

Filletto Alegro

Tem um restaurante aqui no Rio que tem um prato chamado Filletto Alegro ... uma massa bem levinha com legumes e verduras e uns cubos grandes de carne ou frango. O que eu mais gosto no prato é a massa que tentei reproduzir em casa e tive sucesso ... ficou igualzinha. Pena que não fotografei.
Como não ligo para a carne fiz só a massa e me deliciei.
Cozinhei papardelli até ficar al dente. Em uma panela regoguei um pouquinho de cebola no azeite e uma colheirinha de manteiga. Depois juntei cenouras raladas, agrião (a receita original leva espinafre mas não afetou muito o resultado final) e no finalzinho cubinhos de tomates frescos. Juntei a massa e mexi até os legumes se incorporarem. Servi bem quentinho com queijo parmesão fresco.
Ficou bem leve e MUITO gostoso!

quinta-feira, 23 de abril de 2009

O que é o Pâo Chalá ou Chalah

A Lu me fez uma pergunta nos comentários e eu achei interessante colocar como post para todos lerem.
O que é o Chalá?
"Chalá é um pão trançado especial que é consumido no Shabbat e nas Festas judaicas, excluindo a festa de Pessach." Ou seja, um pão muito consumido na cultura judaica.
" As mulheres judias costumam assar duas chalot (chalot-plural de chalá) na Sexta-feira, em honra ao Shabbat."
Eu já tinha feito um há umas semanas atrás e coloquei a foto no blog ... mas apesar de bonito não tinha ficado muito gostoso. Desta vez não consegui seguir a receita original mas ficou bem melhor!!!!!!

quarta-feira, 22 de abril de 2009

O Pão de novo!!!!!!!

Ontem também resolvi no final da tarde fazer outro pão Chalá daquele ... mas como o primeiro não ficou lá essas coisas usei outra receita. E quase enfartei ... rsrsrs Achei que seria outro mico daqueles ... rsrs
A receita desta vez pedia 6 ovos na massa. Fui fazendo o passo a passo direitinho ... quando adicionei os ovos ... ficou uma melequeira que Deus me livre. Fui jogando farinha para dar o ponto da massa e acabei usando mais farinha do que a receita. E mais louco ainda ... minha farinha de trigo comum acabou e tive que complementar com farinha integral. Ou seja ... no final o pão não ficou bem um chalá por conta da farinha integral ... mas ficou MARAVILHOSO!!!! Cresceu que foi uma beleza!!!!! E ficou bem gostosinho.
Lição para a próxima vez ... ter farinha de trigo o suficiente para fazer pão exatamente como na receita ... aí sim coloco aqui a foto e a receita ... só assim vou ter a certeza de que a receita é realmente boa.

Batatas Assadas

Sempre quis fazer batatas assadas como aquelas que a gente come em restaurante ... e sou tão imbecil que nunca experimentei simplesmente colocar as batatas no forno envoltas em papel alumínio pois sempre achei que tinha algum truque além disso. E não tem ...
Ontem resolvi pegar as poucas batatas que tinha ... lavei bem ... envolvi uma a uma em papel alumínio e levei ao forno baixinho. E deixei lá até enfiar uma faca e ver que estava no ponto. Aí preparei uma manteiga temperada com alecrim para complementar. Coloquei na mesa as batatas e vários potinhos ... uma com a manteiga temperada, outro com requeijão, outro com azeitona, enfim ... asas à criatividade!!!!!!!

domingo, 19 de abril de 2009

Risoto de abóbora

Ai ai ai que delícia!!!!!!

Ontem resolvi tentar fazer um risoto de abóbora igual ao que comia em um restaurante que já fechou. O que me intrigava neste risoto é que ele ficava bem coralzinho ... não ficava clarinho com cara de abóbora cozida. E não sabia qual era o truque. Pesquisei em vários blogs de culinária e livros de receita até que cheguei a um que dava a dica que estava faltando ... ASSAR a abóbora no forno. E foi o que eu fiz ... ficou MEGA cremoso ... MEGA gostoso ... exatamente do jeitinho que eu queria. Se fizer com abóbora cozida a única vantagem é poder aproveitar o caldo do cozimento durante o preparo do risoto, mas o resultado final fica com um tom muito claro e sinceramente não acho tão apetitoso.

Segue o passo a passo ... sempre lembrando daquela maneira bem básica de fazer risoto italiano.

Primeiro que tudo ... assei 2 pedaços médios de abóbora envolvidos em papel alumínio por mais ou menos 1 hora ou até ficar bem macia a ponto de fazer purê. Retirar do papel alumínio e amassar com um garfo até formar um purê. Reservar.

De novo a história do caldo de legumes ... se quiser pode fazer o natural ... se estiver sem tempo dissolver 2 cubos de caldo de legumes em 1 litro de água e deixe fervendo para ser utilizado.

Refogar meia cebola em 1 colher (sobremesa) de manteiga (eu coloco também um fiozinho de azeite para não queimar a manteiga). Quando a cebola estiver transparente jogar o arroz arborio ou carnaroli (sem lavar) e dar uma refogada (usei uma caneca de arroz para duas pessoas mas daria tranquilamente para 3 pessoas) . Nessa hora entraria meio cálice de vinho branco da receita original ... e sinceramente faz falta. Infelizmente ontem também estava sem vinho ... pulei essa etapa. Já comecei com uma concha do caldo de legumes. Aí o processo é sempre colocar uma ou duas conchas do caldo e ir mexendo sempre até o caldo secar ...mais uma ou duas conchas de caldo e ir mexendo até secar ... fazer isso até o arroz ficar cozido mexendo sempre (não deve ficar mole demais ... deixar meio al dente). Nessa última adição do caldo não deixar secar totalmente. Com o arroz já cozido juntar o purê de abóbora a gosto ... eu coloquei umas 5 colheres de sopa bem cheias pois queria ele bem coral ... bem puxado na abóbora. Mas fica a gosto. Quando estiver bem misturadinho desligar o fogo e colocar 1 colher (sobremesa) de manteiga e mexer até homogeneizar. Esse etapa é para dar brilho no risoto (os italianos chamam de "mantecare" ... não sei se é assim que se escreve). Por último colocar um bom punhado de queijo parmesão ralado e dar a mexida final para o queijo se incorporar ao risoto. Servi o risoto em um prato fundo, fiz uma bolinha de purê de abóbora com a ajuda de 2 colheres (café) coloquei em cima e enfeitei com uma folhinha de coentro que tinha acabado de tirar da nossa hortinha.

Ficou de comer rezando!!!!!!

Páscoa - Patê de fígado de galinha


Bom ... agora vai a última receita da Páscoa. Patê de fígado de galinha.

Sinceramente sou contra o que fazem com os pobres dos gansos para fazer o precioso Fois Gras ... não tenho nem vontade de chegar perto. Mas eu gosto do sabor de patê de fígado. Então a solução é fazer de fígados de galinha ... de preferência de galinha caipira.

Como a gente fez o nosso? Preparamos os fígados refogando um pouco de cebola no azeite, depois jogamos o fígado (1 kg), sal a gosto, 1 tomate cortadinho em pedacinhos, meia lata de tomates pelados, um bom punhado de orégano fresco da horta e colocamos para cozinhar até ficar bem macio. Mas beeeeeem macio mesmo. Depois de cozido ... se quiser uma pasta mais uniforme bater tudo no liquidificador ou processador. Mas como nós queríamos algo mais rústico fomos amassando com um garfo. Ficou delicioso ... comemos com torradinhas ... matza (um tipo de pão judaico sem fermento ... muito parecido com o gosto de bolachas de água e sal) ... ai ... uma maravilha!

Mas é um tipo de receita que aceita qualquer tipo de variação ... pode-se preparar o fígado a gosto. A única coisa que é bom não variar é que deve ficar um pouco de líquido do cozimento para dar o ponto do patê pois se o fígado ficar muito seco não se transforma em pasta ... fica que nem uma carne moída ... aí não fica legal.

terça-feira, 14 de abril de 2009

Páscoa - Pesto

Pelo que vocês podem ver estou com dificuldades de expressar a qualidade dos pratos por causa da pouca qualidade das fotos. Vou parar de tirá-las pelo celular e passar para a câmara digital.
Como já falei anteriormente eu tenho uma mini hortinha de temperos na varanda. Manjericão, alecrim, orégano, pimenta, tomilho, salsa, coentro. O manjericão estava muito grande e resolvi fazer uma "poda". Meu namorado não come alho então tive que fazer uma adaptação na receita que tinha de molho pesto, que por sinal leva muito alho.
Aliás esse molho pesto foi um festival de adaptações. Não tinha pinoles nem nozes ... então usei castanha de caju.
Tenho muita vontade de ter um almofariz (pilão) de mármore. Mas na falta do almofariz usei um mini processador.
Bom ... Peguei uns bons punhados de folhas de manjericão e bati no processador até ficar bem picadinho. Fui adicionando azeite, castanha de caju, queijo parmesão ralado, pimenta (bem pouquinha) e continuei processando até formar uma pasta (para quem gosta de alho colocar uns 2 ou 3 dentes). Depois transferi para um recipiente e fui adicionando azeite até chegar ao ponto de pesto. Depois corrigi o sal e joguei pequenas porções em uma massa curta já cozida. Servi o restante à parte para cada um colocar a quantidade que quisesse pois o molho pesto é muito forte e tem gente que gosta só de um "cheirinho" do molho. Eu já gosto de mais quantidade!!!!






Páscoa - Maçã ao vinho

Aí está uma fotinho da maçã ao vinho. Como foi tirada pelo celular não parece nem de longe o que estava na realidade.
Foi a coisa mais simples do mundo! Lavamos bem as maçãs. Retiramos o miolo (tem um apetrecho de cozinha especial para isso ... sai o miolinho todo e fica um buraco bem redondinho na maçã) . Arrumamos em uma assadeirinha. Regamos com vinho tinto até a altura de um dedo mais ou menos na assadeira. Jogamos canela em pau e cravos no vinho. Colocamos um cravinho da índia dentro de cada centro de maçã. Jogamos passas tanto no vinho quanto nos centrinhos das maçãs. Pronto ... levamos ao forno baixo cobertas com papel alumínio até ver que as maçãs estavam cozidas. Depois retiramos o papel alumínio e deixamos mais uns 5 a 10 minutos no forno.
Fica gostoso tanto quente quanto frio. Mas sugiro servir quente com uma bolinha de sorvete de creme ou de canela. Como não leva açúcar não é uma sobremesa doce. Então para quem gosta de algo mais adocicado a dica do sorvete é ótima!!!!

Páscoa - Risoto de bacalhau


Bom ... vamos começar pela Sexta-feira Santa!Como em toda boa casa de português ... Dia de bacalhau! Resolvemos fazer desta vez algo diferente das tradicionais bacalhoadas. Fizemos um risoto. Daqueles italianos.

Já coloquei aqui a receita do risoto de funghi e falei que aquela maneira de fazer era base para qualquer outra variação. E esta foi no instinto.
Não tínhamos postas ... apenas um bacalhau em lascas já dessalgado. Primeiro que tudo prepara-se o caldo de legumes (1 litro mais ou menos). Pode-se preparar da maneira tradicional cozinhando os legumes com temperos por uma hora coando no final ou dissolvendo 2 cubinhos de caldo de legumes industrializado em 1 litro de água. Desta vez usei o cubinho ... agora temos a opção light sem gordura.
Fritei as lascas de bacalhau em azeite até ficarem douradinhas. Reservei as lasquinhas fritas mas não desprezei o fundinho da panela que foi usada para fritura. Ali ficam depositados vários pedacinhos de bacalhau (fiapinhos). Usei esta panela para preparar o risoto. Aí fui adaptando.
Fritei meia cebola em 1 colher de sopa de manteiga mais um fiozinho de azeite até ficar transparente. Depois joguei 1 xícara de arroz arbório e refoguei na cebola. Não tinha nenhum vinho branco, o que seria desejável, e por isso parti já para o caldo de legumes. Fui colocando uma concha de caldo fervente de cada vez mexendo sempre até o arroz ficar cozido naquele ponto de risoto. Meio al dente. Como havia um resíduo de bacalhau na panela o cheirinho já era de risoto de bacalhau.
Quando o arroz estava no ponto juntei metade das lascas de bacalhau fritas e reservei as restantes. Dei uma mexida e esperei uns 2 minutinhos para o sabor do arroz e do bacalhau se fundirem. Desliguei o fogo. Adicionei 1 colher de sopa de manteiga e mexi bem até ficar bem homogêneo. Essa técnica se usa para dar brilho no risoto. Por último adicionei um punhado caprichado de queijo parmesão ralado e mexi uma última vez. Deixei descansar por 1 minuto. Na hora de servir coloquei uma porção do risoto no centro de um prato fundo e por cima as lascas fritas reservadas. Enfeitei com um raminho de tomilho da horta!!!!!
Ficou DIVINO!!!!!!!!

segunda-feira, 13 de abril de 2009

Páscoa/Pessach

Pessoal,

O final de semana foi mais longo e com isso mais experiências culinárias ... só que dessa vez DEU TUDO CERTO! rsrs
Não testei as receitas de bolo de laranja que recebi pois além da Páscoa cristã estamos comemorando a Páscoa judaica ... o Pessach. Durante o Pessach não é permitido comer nada que tenha fermento. Meu namorado é judeu então ... nada de fermento por uma semana!!!!!
Mas fizemos risoto de bacalhau ... que ficou divino, macarrão ao pesto ... ótimo, patê de fígado de galinha ... ai ai ai, maçã ao vinho ... socorro.
Aos poucos vou colocando aqui o resultado do nosso feriadinho.

terça-feira, 7 de abril de 2009

Meninas Fofas!!!!!

Obrigada Lu e Ana pelo apoio depois de dois bolos de laranja fracassados!!!!!! rsrsrs
Vocês são muito fofas!!!! Vou experimentar as receitas!!!
Desta vez acho que foi o fermento mesmo ... coloquei pouco ... mas semana que vem .. me aguardem!!!!!!!! rsrs

segunda-feira, 6 de abril de 2009

Respondendo à Lu

Ia colocar uma resposta para a postagem anterior em comentários para a Lu ... mas acabei resolvendo fazer uma nova postagem.
Lu ... só sendo figura mesmo para aguentar tanto MICO na cozinha ...rsrsrs
Vamos lá ... acho que o problema do bolo de laranja foi o fermento sim ... na receita dizia: 1 colher (chá) de fermento. Por PURA PREGUIÇA ... confesso ... eu não quis pegar uma colher de chá na gaveta e tentei mais ou menos medir pela colher de sobremesa que estava na minha mão. CLARO que eu me ferrei. Tenho a certeza (agora né ... na hora não tive) que acabei colocando pouco fermento.Também ... ter preguiça de abrir a gaveta é dose!!!!!!!!
Só abri o forno com 40 minutos ... então ... fecho no fermento ... semana que vem tem mais uma tentativa ... e se TUDO der certo vai ter foto no blog!!!!!
Lu ... vou ficar esperando uma receita legal de bolo de laranja!!!! E mil obrigadas por suas visitas no meu cantinho ... rsrsrs ...

Mais fracasso

Rsrsrs definitivamente não ando com mão boa para a cozinha. Este final de semana quase não cozinhei mas resolvi testar mais uma vez o bolo de laranja. Fiz outra receita. Desta vez tirado do livro Dona Benta. Teoricamente as receitas desse livro são "infalíveis" ... segundo a minha mãe. E o bolo ... tchan tchan tchan tchan ... SOLOU ... Dessa vez acho que pequei na quantidade de fermento. Ficou bem gostoso mas não ficou fofinho. Prometo fazer mais uma tentativa. Se não der certo desisto definitivamente dos bolos de laranja!!!! rs Sempre fui boa de bolo. O meu de chocolate SEMPRE dá certo ... mas estou há duas semanas penando para fazer um bolo de laranja e não consigo! Mas não tem problema ... vamos respirar fundo e meter a mão na massa!!!!!