quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

Bolo de iogurte


Outra receitinha fácil que fiz hoje. Esse bolo fica absurdamente leve por não levar quase nada de gordura e por incrível que pareça fica muito fofinho. Mas o sabor também é bem suave. Então acho ótima opção para o café da manhã com uma bela porção de geléia. Deve ficar delicioso também com doce de leite. Peguei a receita daqui .

Ingredientes:

3 ovos
175 gr de açúcar (3/4 de xíc)
3 colheres (sopa) de óleo
1 pode te 140 gr de iogurte natural
200 gr de farinha de trigo (1 xíc + 3/4 xíc)
1 colher (sopa) fermento em pó
raspas de laranja ou limão (opcional)


Bater os ovos e o açúcar até formar um creme. Adicionar o óleo em fio, depois a farinha, o iogurte e o fermento no final. Colocar em forma untada. Assar por 30 min em fornno médio (200ºC). Espere dourar e faça o teste do aplito.

Bolo de Natal

Esta foi a minha contribuição para a ceia lá de casa. Peguei uma receita maravilhosa de Cuca de Maçã, que leva passas e nozes e fiz essa cobertura com carinha de neve ... ficou totalmente NATAL.

O bolo é muito fácil e nem precisa de batedeira ... vai tudo na mão.

Ingredientes:
1 xíc de açúcar mascavo
1/2 pote de iogurte natural (125 ml)
1/2 xíc de farinha de trigo integral
1 xíc de farinha de trigo comum
1 xíc de aveia em flocos
3 ovos
3 maçãs em cubos
1/2 xíc de passas
1/2 xíc de nozes picadas
1 colher (sobremesa) de canela em pó
1 colher (sopa) de fermento em pó

Glacê
300 gr de açúcar de confeiteiro
2 colheres (sopa) de leite quente
3 colheres (sopa) de suco de limão coado

nozes para decorar

Cortar as maçãs em cubos e deixar de molho na água com açúcar comum até a hora de usar no bolo.
Dissolver o açúcar no iogurte e depois juntar todos os ingredientes mexendo bem deixando as maçãs por último. Colocar em forma untada e enfarinhada e polvilhar açúcar mascavo e canela por cima. Levar ao forno médio por 45 min.

Depois de frio desenformar e cobrir com o glacê.

Para fazer o glacê basta misturar todos os ongredientes até ficar bem homogêneo. Colocar em um saco de confeitar para fazer desenhos ou apenas jogar às colheiradas sobre o bolo.

domingo, 20 de dezembro de 2009

Bolinho de arroz assado




É ... estou de dieta. Engordei uns quilinhos e pretendo perdê-los até o meu aniversário (24 de janeiro) ... então ... nada de frituras.


Sou alucinada por bolinho de arroz mas os quitutes são fritos. O que fazer???? A versão assada. Minha mãe foi a criadora da iguaria.


A massa é idêntica ... arroz cozido, tomates picadinhos, cheiro verde, ovos inteiros, queijo parmesão ralado e um pouquinho de farinha de trigo para dar a liga. Mistura tudo ... mais uma pitadinha de sal. E aí vêm os truques. Untei uma travessa com manteiga e enfarinhei com farinha de rosca. Coloquei a massa do bolinho na travessa. Polvilhei mais farinha de rosca por cima e um pouquinho de queijo parmesão. Essa farinha de rosca faz com que o prato fique crocante.


Ficou tão lindo e cheiroso que quando me lembrei de fotografar já estava quase acabando!!!!!! Ai Jesus!!!! Ai a dieta!!!!!


Caponata de legumes


O fogão volta a funcionar com o gás total!!!!! Semana passada saíram duas receitas ... uma delas foi a Caponata de legumes ... linda e facílima de fazer. A arrumação do prato ficou prejudicada pois minha travessa quadrada quebrou há tempos e tive que fazer na oval ... mas vejam a simplicidade:


beringelas cortadas em rodelas

abobrinhas cortadas em rodelas

tomates cortados em rodelas

cebolas cortadas em rodelas (não usei ... prefiro sem cebola)

azeite

alecrim, manjericão

sal marinho


Arrumar alternadamente rodelas de cada um dos legumes. Polvilhar com sal a gosto, alecrim e manjericão. Regar com bastante azeite e levar ao forno baixo até os legumes estarem assadinhos. Hummmmm leve e saboroso!!!!!

sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Ainda na loucura

Pessoal ... a vida continua louca ...
Mudei de emprego e até as coisas se acertarem demora. Nesse meio tempo fiquei muito afastada da cozinha e a única tentativa foi frustrada ... tentei fazer um creme de limão siciliano que ficou horrível. Acho que errei no creme de leite ... rsrs ... perdendo a mão ... rs
Mas prometo voltar correndo para postar novidades. Comprei alguns livros novos e daqui a pouco me animo a testar as receitinhas. Saudades!!!