domingo, 21 de fevereiro de 2010

Peixe assado com molho de camarão e alcaparras

Mais uma vez peço desculpas pela qualidade da foto. Insisto em tirar as fotos com meu celular e o resultado é sempre péssimo. Prometo que vou passar a usar a máquina mas acabo ficando com preguiça já que o celular está sempre a mão.
Mas deixando de conversa fiada e falando em sabor ... noooosssaaa!!!! Tem coisas que a gente faz na cozinha tão simples que nem dá vontade de colocar no blog. Fico pensando ... para quê colocar??? Todo mundo sabe fazer isso. Mas esta brincadeirinha de domingo ficou tão saborosa que vale a pena abrir um espacinho para falar dela.
Assamos 2 peixes: um pargo e uma anchova. Da maneira mais simples possível. Temperamos de manhã cedo com sal, limão e endro dill (umas sementinhas parecidas com erva doce só que mais redondinhas). Dentro da barriga do peixe, que fica aberta depois que ele é limpo, colocamos uma boa porção de coentro. Fomos à praia e deixamos esses peixinhos pegando o sabor do tempero na geladeira.
Quando chegamos enrolamos cada um em papel alumínio, reservamos o caldo que ficou na travessa e levamos ao forno baixo para médio ... 200ºC. Ficou por uns 25 minutos ... depois tiramos o papel alumínio, regamos com aquele caldo que reservamos e deixamos mais uns 20 minutos para dourar. Resultado: perfeitos!
Eu preparei o molho de maneira bem simples também. Cortei em quadradinhos 4 tomates grandes e meia cebola. Coloquei azeite em uma panela e refoguei a cebola. Quando estavam transparentes, adicionei umas 2 colheres de sopa rasas de alcaparras em conserva. Deixei dar uma refogadinha nas alcaparras e depois juntei os tomates. Enquanto isso, coloquei água, limão e sal para ferver. Quando estava fervendo joguei os camarões e deixei por uns 2 a 3 minutos. Escorri os camarões e reservei (faço isso sempre que vou usar camarões em molhos ou refogados porque se não der esta aferventada eles soltam muito líquido e podem desandar a receita - fazendo assim eles ficam logo sequinhos). Quando o molho já estava no ponto (queria deixá-lo meio pedaçudo por isso não cozinhei demais) adicionei os camarões e deixei apenas mais 2 minutos.
Super simples ... e MUITO gostoso. Servi o prato com o peixe cobertinho com o molho e um pouquinho de purê de batatas.

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Gelatina de Pera

Me recuso a postar a foto da minha gelatina. Ainda tenho que caminhar anos luz para chegar à perfeição da Fernanda do Chucrute com Salsicha tanto na apresentação dos pratos quanto na qualidade das fotos. Mas posso garantir que o resultado no quesito sabor ficou PERFEITO!
Fiz suco de peras na centrífuga. Usei umas 5. Mais ou menos um copo grande. Adicionei água até completar 400 ml. Fiz todo o processo da receita do post anterior. 100 ml de suco em uma vasilha ... polvilhei um pacotinho de 12 g de gelatina sem sabor em pó ... enquanto a gelatina absorvia um pouco do líquido levei o restante ao fogo até começar a ferver ... retirei do fogo ... juntei à mistura de gelatina e mexi até derreter toda a gelatina e ficar homogêneo ... levei à geladeira até firmar (umas 3 horas). Como gosto das coisas mais docinhas pinguei umas poucas gotinhas de adoçante ... mas até acho que nem precisava. Ficou DIVINO. Vou repetir e assim que conseguir tirar uma foto decente juro que posto por aqui ...

terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

Gelatina de uva

Usando uma receita do blog Chucrute com Salsicha resolvi testar o que aconteceria se eu fizesse esta mesma receita com suco de uvas, daqueles comprados em caixinha mesmo. Até tinha peras em casa mas como foi a primeira tentativa não queria correr o risco de "estragar" as peras. Fiz com o tal suco de uva e ficou muito bom. O sabor foi nota 1000. Mas a consistência não ficou como eu queria. Mas como falei ... foi a primeira tentativa. Ficou com a consistência muito semelhante à da gelatina de caixinha ... mais para molinha. Da próxima vez vou usar menos suco para a quantidade de gelatina. Mas o sabor!!!!!!! Quanto tempo perdido fazendo gelatina de caixinha!!!!! E sinceramente o trabalho que dá uma ou outra é o mesmo. Claro que a hora em que eu for fazer minha gelatina de pêra vai dar um pouquinho mais de trabalho pois vou fazer o suco primeiro na centrífuga. Bom ... suco na centrífuga não dá trabalho ... mas é mais louça para lavar .... rsrsrs. Vamos ficar sem foto hoje pois foi apenas uma experiência ... a de pêra quando sair terá direito a foto!

domingo, 14 de fevereiro de 2010

Longe da cozinha ...mais ou menos

Pessoal ... ando meio afastada do blog mas não da cozinha. É que tenho feito coisas tão triviais que nem me animo a postar. Hoje por exemplo teve macarronada à bolonhesa ... básica ...
Mas posso garantir que logo logo aparecerá coisa nova. Comprei mais um livro para minha coleção de culinária e já marquei as receitas que quero fazer ... hummmm