domingo, 21 de fevereiro de 2010

Peixe assado com molho de camarão e alcaparras

Mais uma vez peço desculpas pela qualidade da foto. Insisto em tirar as fotos com meu celular e o resultado é sempre péssimo. Prometo que vou passar a usar a máquina mas acabo ficando com preguiça já que o celular está sempre a mão.
Mas deixando de conversa fiada e falando em sabor ... noooosssaaa!!!! Tem coisas que a gente faz na cozinha tão simples que nem dá vontade de colocar no blog. Fico pensando ... para quê colocar??? Todo mundo sabe fazer isso. Mas esta brincadeirinha de domingo ficou tão saborosa que vale a pena abrir um espacinho para falar dela.
Assamos 2 peixes: um pargo e uma anchova. Da maneira mais simples possível. Temperamos de manhã cedo com sal, limão e endro dill (umas sementinhas parecidas com erva doce só que mais redondinhas). Dentro da barriga do peixe, que fica aberta depois que ele é limpo, colocamos uma boa porção de coentro. Fomos à praia e deixamos esses peixinhos pegando o sabor do tempero na geladeira.
Quando chegamos enrolamos cada um em papel alumínio, reservamos o caldo que ficou na travessa e levamos ao forno baixo para médio ... 200ºC. Ficou por uns 25 minutos ... depois tiramos o papel alumínio, regamos com aquele caldo que reservamos e deixamos mais uns 20 minutos para dourar. Resultado: perfeitos!
Eu preparei o molho de maneira bem simples também. Cortei em quadradinhos 4 tomates grandes e meia cebola. Coloquei azeite em uma panela e refoguei a cebola. Quando estavam transparentes, adicionei umas 2 colheres de sopa rasas de alcaparras em conserva. Deixei dar uma refogadinha nas alcaparras e depois juntei os tomates. Enquanto isso, coloquei água, limão e sal para ferver. Quando estava fervendo joguei os camarões e deixei por uns 2 a 3 minutos. Escorri os camarões e reservei (faço isso sempre que vou usar camarões em molhos ou refogados porque se não der esta aferventada eles soltam muito líquido e podem desandar a receita - fazendo assim eles ficam logo sequinhos). Quando o molho já estava no ponto (queria deixá-lo meio pedaçudo por isso não cozinhei demais) adicionei os camarões e deixei apenas mais 2 minutos.
Super simples ... e MUITO gostoso. Servi o prato com o peixe cobertinho com o molho e um pouquinho de purê de batatas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário