segunda-feira, 5 de abril de 2010

Risoto de Camarão e Rúcula na volta à Cozinha

Que saudade das minhas panelas!!!!! Não tenho andado muito por aqui mas este final de semana mais tranquilo de feriado saiu um risotinho. A receita é a de sempre. Aquela básica com caldo de legumes.
As dicas são simples.
Fazer o risoto básico. Para duas pessoas colocar meia cebola média para fritar na manteiga com um fiozinho de azeite até ela ficar transparente. Adicionar 1 xíc de arroz arborio ou carnaroli e deixar fritar. Adicionar meia taça de vinho branco e deixar evaporar mexendo sempre (sempre mexendo para o arroz soltar o amido e o risoto ficar cremoso). Ir acrescentando aos poucos caldo de legumes e mexer até evaporar. Nunca deixar secar por completo. O risoto é um prato cremoso ... não pode ficar seco. Ir adicionando o calodo de concha em concha até sentir que o arroz está cozido mas al dente (eu não seiu ver isso no visual ... dou uma provadinha). Enquanto faz o risoto coloca para ferver água, sal, limão e temperos a gosto (pimenta, ervas ... o que quiser). Quando a água estiver fervendo jogar os camarões limpos e esperar começar a ferver novamente. Escorrer e reservar. Por que fazer isso? Para na hora de adicionar o camarão no risoto ele não dissorar água e perder o ponto do risoto.
Quando o risoto estiver pronto adicionar os camarões e deixar só mais um minuto. Desligar o fogo e adicionar meio pé de rúcula. Dar uma misturada.
Fazer a finalização com uma colher de manteiga e um punhado generoso de queijo parmesão ralado. Mexer bem para incorporar esses últimos ingredientes. A manteiga vai dar brilho no risoto e o quaijo parmesão finaliza a liga do creme. Nesta hora sugiro provar para ver se precisa de mais sal. Se o queijo parmesão for muito salgado provavelmente não precisará de mais sal ... mas se for um queijo mais suave pode ser que seja necessária a correção.
Hummmm comer e babar ...

2 comentários:

  1. Adorei a sua receita, viu? Ficou lindissima na foto!!! Deve ter ficado realmente uma delícia. Parabéns. Estou seguindo seu blog. E quando puder, passe no meu para conhecer... Bjs!

    http://deliriosgourmet.blogspot.com

    ResponderExcluir