terça-feira, 12 de outubro de 2010

Talharim com almôndegas


Tem comida mais "de criança" do que macarrão com almôndegas? Apesar de não ter crianças em casa resolvi homenagear o dia dos pequenos.

Peguei no site www.panelinha.com.br uma receita de almôndegas pois nunca tinha feito antes e adaptei ao meu jeito.

Fiz assim:

Fiz um molho refogando meia cebola no azeite e juntando depois 2 latas de tomates pelados. Temperei com alecrim fresco, salsa desidratada, sal, uma pimenta malagueta sem as sementes, orégano seco. Deixei ferver até secar um pouco. Juntei um pouco (meio copo) de água e deixei em fogo bem baixinho enquanto preparava as bolinhas de carne.

Peguei 500 gr de carne moída e temperei com sal, pimenta do reino, salsa picadinha, meia cebola bem picadinha. Misturei essa carne temperada com 1 gema e 2 colheres (sobremesa) de farinha de rosca (se precisar use mais ... é para dar liga ... mas não exagerar para as almôndegas não ficarem duras). Fiz bolinhas pequenas mais ou menos do tamanho de um brigadeiro médio. Fritei em pouco azeite poucas bolinhas por vez para a carne não soltar água e ficar cozida ao invés de frita. Colocava umas 5 por vez. A cada leva que tirava colocava em um prato forrado com papel toalha. Depois de todas fritinhas foi só colocá-las na panela do molho. Deixei as bolinhas cozinhando no molho mais uns 15 min. O molho deu mais uma secada.

Neste meio tempo aproveitei para colocar o talharim para cozinhar. Escorrido o talharim foi só jogar o molho por cima e voltar a ser criança!!!!!

2 comentários:

  1. Que delicia amiga!Amo massa,tudo de bom né?Ja anotei,e vou fazer...Bjus e um bom começo de semana!!

    ResponderExcluir
  2. Olá , vim conhecer teu blog e adorei! Muita coisa deliciosa! Parabéns! Bjão Débora http://cheirinhodetempero.blogspot.com/

    ResponderExcluir