quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

Polenta com brie e parma




Nas minhas férias fui a um ótimo restaurante italiano em São Paulo comi exatamente este prato. Achei divino e super simples. Pena que tive que tirar a foto com meu celular e ficou horrível. Mas pessoalmente não só ficou bonito como cheiroso e apetitoso. Bem simples de fazer.


para a polenta:

350 gr de fubá

1,3 litro de água

1 colher (sopa) de manteiga

2 colheres de sopa de queijo parmesão ralado


Colocar sal a gosto na água, mas lembre-se que como leva brie não precisa salgar muito. Misturar o fubá c a água e o sal ainda fora do fogo. Quando estiver bem homogêneo levar ao fogo alto até começar a engrossar. Assim que sentir que está mudando de textura colocar o fogo bem baixo e tomar cuidado para as bolhas que se formam na fervura não estourarem. A maneira mais eficinte mas a mais cansativa é não parar de mexer o tempo todo. Deixei cozinhando por 40 minutos mas ficou mais durinha do que no restaurante ... acho que 30 minutos é mais do que suficiente. Quando estiver pronta colocar a manteiga e mexer bem para ficar bem homogênea. Depois adicionar o queijo repetindo o mesmo processo. A polenta deve ficar lisinha.

Colocar no fundo de um prato umas 3 fatias de queijo brie (aí fica a gosto ... quem gosta muito pode caprichar ... rs). Colocar em volta do prato folhas de rúcula. Colocar a polenta bem quente no centro do prato por cima das fatias de queijo. Enfeitar em volta com fatias de presunto de parma.

Tirando a textura da polenta, o sabor ficou muito parecido com o que comi no restaurante. Da próxima vez vou cozinhar menos a polenta para que fique mais parecido ainda.


Nenhum comentário:

Postar um comentário