domingo, 19 de abril de 2009

Páscoa - Patê de fígado de galinha


Bom ... agora vai a última receita da Páscoa. Patê de fígado de galinha.

Sinceramente sou contra o que fazem com os pobres dos gansos para fazer o precioso Fois Gras ... não tenho nem vontade de chegar perto. Mas eu gosto do sabor de patê de fígado. Então a solução é fazer de fígados de galinha ... de preferência de galinha caipira.

Como a gente fez o nosso? Preparamos os fígados refogando um pouco de cebola no azeite, depois jogamos o fígado (1 kg), sal a gosto, 1 tomate cortadinho em pedacinhos, meia lata de tomates pelados, um bom punhado de orégano fresco da horta e colocamos para cozinhar até ficar bem macio. Mas beeeeeem macio mesmo. Depois de cozido ... se quiser uma pasta mais uniforme bater tudo no liquidificador ou processador. Mas como nós queríamos algo mais rústico fomos amassando com um garfo. Ficou delicioso ... comemos com torradinhas ... matza (um tipo de pão judaico sem fermento ... muito parecido com o gosto de bolachas de água e sal) ... ai ... uma maravilha!

Mas é um tipo de receita que aceita qualquer tipo de variação ... pode-se preparar o fígado a gosto. A única coisa que é bom não variar é que deve ficar um pouco de líquido do cozimento para dar o ponto do patê pois se o fígado ficar muito seco não se transforma em pasta ... fica que nem uma carne moída ... aí não fica legal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário