quinta-feira, 2 de julho de 2009

Pizza para forno a gás

Peguei a receita abaixo na internet. Ainda não fiz mas achei interessante e resolvi dividir com vocês aqui no blog!!!

Pizza Vai-Vai, do Bráz receita para forno a gás, o resultado não é idêntico, mas semelhante ao da pizza servida no Bráz (SP)

MASSA
Ingredientes:
700g de farinha
15g de fermento biológico fresco
1 colher de sopa de açúcar
10 ml de azeite extravirgem
1 colher de sopa de sal
300 ml de água mineral em temperatura ambiente (é muito importante que seja mineral, porque a água da rede pública pode ser boa para consumo, mas tem muitas substâncias químicas, como o cloro, que talvez influam negativamente. Além disso, a água não deve ser fria demais, o que dificulta a ação do fermento, que gosta de temperaturas mais altas)

Modo de preparo:Disponha em uma vasilha o fermento biológico e o açúcar e misture até derreter. Junte o azeite e o sal. Misture com uma das mãos e junte a água. Misture mais uma vez e coloque a farinha aos poucos, trabalhando com uma das mãos. É bem mais fácil misturar a farinha em várias etapas. A massa deve levar cerca de uns dez minutos para começar a se soltar das mãos. Então, basta trabalhar mais uns cinco minutos, sem sovar, para ela ficar lisa, no ponto. Deixe descansar durante 2 horas. Faça bolas de 120 gramas e deixe descansar por mais duas horas.

MOLHO DE TOMATE
Ingredientes:
1,5kg de tomate maduro
1 dente de alho bem picado
1 pitada de orégano
sal

Modo de preparo:Corte os tomates em metades e retire as sementes com os dedos. Passe por um moedor manual de carne e deposite em uma vasilha. Se não tiver moedor, despedace os tomates com as mãos. Nunca use o liquidificador. Junte o alho ao tomate. Acrescente o orégano e o sal.

COBERTURA
Ingredientes:
1 porção de massa para pizza
100g de molho de tomate
300 g de mozarela especial em fatias
160g de rúcula fresca, lavada e bem seca
120g de tomate seco

Modo de preparo:Abra a massa para a pizza, deixando o centro mais fino e as bordas (corniccione) mais altas. Coloque o molho de tomate sobre a massa e espalhe bem, usando uma colher. Cubra com a mozarela e leve ao forno. Retire e distribua por cima a rúcula e o tomate seco.

3 comentários:

  1. Lá em casa nesse findi vai ter uma pizza, com certeza!!! Bjs!

    ResponderExcluir
  2. Parece bom... Gostei bastante da receita de bolo de Matchá, está na moda fazer guloseimas com esse pó de chá verde, mas eu não encontro em lugar nem um pra vender aqui em Campinas.

    BJS

    ResponderExcluir
  3. Parece boa a receita, semana que vou tentar fazer.!

    Gostei bastante da receita do bolo de Matchá, todo mundo anda usando esse pó em suas guloseimas, já eu não encontro pra vender, vou ter que comprar em São Paulo mesmo.

    bjs

    ResponderExcluir