

Nas minhas férias fui a um ótimo restaurante italiano em São Paulo comi exatamente este prato. Achei divino e super simples. Pena que tive que tirar a foto com meu celular e ficou horrível. Mas pessoalmente não só ficou bonito como cheiroso e apetitoso. Bem simples de fazer.
para a polenta:
350 gr de fubá
1,3 litro de água
1 colher (sopa) de manteiga
2 colheres de sopa de queijo parmesão ralado
Colocar sal a gosto na água, mas lembre-se que como leva brie não precisa salgar muito. Misturar o fubá c a água e o sal ainda fora do fogo. Quando estiver bem homogêneo levar ao fogo alto até começar a engrossar. Assim que sentir que está mudando de textura colocar o fogo bem baixo e tomar cuidado para as bolhas que se formam na fervura não estourarem. A maneira mais eficinte mas a mais cansativa é não parar de mexer o tempo todo. Deixei cozinhando por 40 minutos mas ficou mais durinha do que no restaurante ... acho que 30 minutos é mais do que suficiente. Quando estiver pronta colocar a manteiga e mexer bem para ficar bem homogênea. Depois adicionar o queijo repetindo o mesmo processo. A polenta deve ficar lisinha.
Colocar no fundo de um prato umas 3 fatias de queijo brie (aí fica a gosto ... quem gosta muito pode caprichar ... rs). Colocar em volta do prato folhas de rúcula. Colocar a polenta bem quente no centro do prato por cima das fatias de queijo. Enfeitar em volta com fatias de presunto de parma.
Tirando a textura da polenta, o sabor ficou muito parecido com o que comi no restaurante. Da próxima vez vou cozinhar menos a polenta para que fique mais parecido ainda.
Para o caldo de carne :
1 kg de carne (músculo e frango) (eu só usei músculo)
2 litros de água
50 g de cenoura
50 g de aipo
50 g de cebola
sal e pimenta a gosto
Para o risoto:
350 g de arroz para risoto
150 g de funghi porcini fresco (ou 60 g de funghi seco e reidratado em água morna)
1 colher (sopa) de cebola picada
4 colheres (sopa) manteiga
1 colher (sopa) de azeite
1/2 xíc de vinho branco
1 1/4 litro de caldo de carne
2 colheres de sopa de queijo parmesão ralado
Comece fazendo o caldo juntando todos os ingredientes já picados em uma panela. Deixe ferver. Abaixe o fogo e cozinhe por 1 hora. Retire do fogo, peneire e reserve.
Lave muito bem os funghi e corte-os em fatias. Em uma panela frite a cebola com o azeite e metade da manteiga. Quando a cebola estiver transparente junte o arroz e os funghi e refogue por alguns minutos mexendo com uma colher de pau. Adicione o vinho branco e deixe evaporar em fogo alto. Abaixe o fogo e junte aos poucos o caldo de carne (uma concha de cada vez) quase em ponto de fervura mexendo sempre sem deixar o arroz ficar seco. Deixe no fogo por uns 16 a 17 minutos sem parar de mexer e adicionando o caldo aos poucos. Retire do fogo quando estiver cozido mas ainda bem úmido. Acrescente a manteiga restante e o queijo parmesão ralado e misture bem. Sirva em pratos individuais. Se quiser decore com uma fatia de funghi. É bom também deixar descansar uns 2 minutos antes de servir para os ingredientes que são colocados depois de retirar do fogo se fundirem melhor ao risoto.
E ... aproveitem ... é bom demais!
Muito simples esse prato.
Comprei a massa De Cecco (Paglia i fieno). Cozinhei conforme as instruções da embalagem - super rápido ... 3 a 4 min . Tinha um bacalhau em lascas já dessalgado. Coloquei em uma frigideira um pouquinho de cebola beeem picadinha com uma generosa quantidade de azeite. Quando a cebola já estava douradinha coloquei umas 3 xíc de tomates frescos picados e deixei dar uma cozidinha. Acrescentei o bacalhau e quase na hora de desligar coloquei algumas folhinhas de manjericão graúdo (diga-se de passagem plantado na minha varanda). Coloquei a massa na travessa e joguei o molho fumegante em cima. Dei uma leve misturada e joguei por cima mais manjericão , algumas nozes e reguei com um fio de azeite. Ficou divino!