segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

O Desastre do Pudim


Assim ficou meu pudim da ceia de Ano Novo ... desastre total. Faço pudim de leite desde sempre, que é uma das coisas mais simples de fazer na cozinha ... e sempre dá certo ... desta vez ... cabummmm. O que eu fiz de errado? Conversando com minha vó descobri o erro. Coloquei a massa na forma com a calda ainda quente ... o que vi na hora foi a ebulição da calda para dentro do pudim fazendo com que o resultado final fosse esse. Então aí vai a dica do dia. Esperar a calda esfriar completamente para jogar a massa.
Agora a receita:
1 lata de leite condensado
2 medidas (a latinha do leite condensado) de leite integral (não usar desnatado - não fica bom)
3 ovos
1 xíc de acúcar
1/2 xíc de água
Levar ao fogo o acúcar e a água até virar uma calda caramelada. Untar uma forma de pudim com esta calda. Deixar esfriar. Bater no liquidificador todos os outros ingredientes até ficar bem homogêneo. Despejar na forma com a calda fria e levar ao forno baixo, em banho-maria, por mais ou menos 50 minutos, ou até que esteja cozido. Esperar esfriar para desenformar.
Dica: particularmente gosto do pudim mais cremoso ... sem furinhos. Nunca consegui fazer. O da minha avó fica perfeito. Ela usa 4 ovos ao invés de 3. Eu nunca testei, mas para quem também gosta dele mais cremoso vale a pena tentar.

3 comentários:

  1. Andréia, nunca entendi o que acontece quando o pudim desmorona! Já fiz n vezes igual, geralmente sai perfeito, mas já aconteceu algumas vezes este desastre comigo!
    Uma coisa eu sei, para fazer sem furinhos, tem gente que coloca uma colher (chá) junto com os ingredientes no liquidificador, dá certo e fica mais fácil de desenformar! Não chega a mudar o sabor.

    bjinhos

    ResponderExcluir
  2. Claudia ... o meu nunca tinha desmoronado antes ... mas na hora em que joguei a massa vi que alguma coisa errada tinha acontecido ... a calda pulou p dentro da massa. Quanto à sua dica dos furinhos ficou faltando o que vai na colher ...rsrsrs bjs

    ResponderExcluir
  3. Oi Andreia,
    passei... vendo vc falar de pudim,a minha receita é 1 lata leite moça,1 lata de leite,3 ovos.A sua vão 2 l de leite,eu já fiz c/ 2 mas prefiro só c/ 1 de leite.
    Pra ficar s/ furo,depois q. bater no liquidif.
    deixe descansar um pouco no copo misture levemente pra sair as bolhas e por forma devagar.Cozinho na panela pressão por 20 min. depois q. chiar.No banho maria.Fica bem cremoso
    experimente!

    ResponderExcluir