segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

Risoto de funghi

Essa sim é uma especialidade minha. Não fica a dever a nenhum restaurante. E apesar de parecer complicado é facílimo de fazer e não tem como errar.
Para fazer risoto italiano a maior condição é usar um arroz próprio. Eu uso o arroz arbório, mas pode ser usado também o arroz carnaroli.
A primeira vez que fiz esta receita, que peguei na revista GULA, segui o passo a passo começando a preparação fazendo o caldo de carne. Mas já preparei também este risoto usando os caldos prontos ... em cubinho. Obviamente não fica igual ... mas quebra o galho na hora da pressa. Minha sugestão é que pelo menos na primeira vez o prato seja preparado tal qual na receita ... só assim depois vocês poderão ver como o sabor fica mais suave tendo mais esse trabalhinho.

Para o caldo de carne :

1 kg de carne (músculo e frango) (eu só usei músculo)

2 litros de água

50 g de cenoura

50 g de aipo

50 g de cebola

sal e pimenta a gosto

Para o risoto:

350 g de arroz para risoto

150 g de funghi porcini fresco (ou 60 g de funghi seco e reidratado em água morna)

1 colher (sopa) de cebola picada

4 colheres (sopa) manteiga

1 colher (sopa) de azeite

1/2 xíc de vinho branco

1 1/4 litro de caldo de carne

2 colheres de sopa de queijo parmesão ralado

Comece fazendo o caldo juntando todos os ingredientes já picados em uma panela. Deixe ferver. Abaixe o fogo e cozinhe por 1 hora. Retire do fogo, peneire e reserve.

Lave muito bem os funghi e corte-os em fatias. Em uma panela frite a cebola com o azeite e metade da manteiga. Quando a cebola estiver transparente junte o arroz e os funghi e refogue por alguns minutos mexendo com uma colher de pau. Adicione o vinho branco e deixe evaporar em fogo alto. Abaixe o fogo e junte aos poucos o caldo de carne (uma concha de cada vez) quase em ponto de fervura mexendo sempre sem deixar o arroz ficar seco. Deixe no fogo por uns 16 a 17 minutos sem parar de mexer e adicionando o caldo aos poucos. Retire do fogo quando estiver cozido mas ainda bem úmido. Acrescente a manteiga restante e o queijo parmesão ralado e misture bem. Sirva em pratos individuais. Se quiser decore com uma fatia de funghi. É bom também deixar descansar uns 2 minutos antes de servir para os ingredientes que são colocados depois de retirar do fogo se fundirem melhor ao risoto.

E ... aproveitem ... é bom demais!




2 comentários:

  1. Hummm. Essa eu vou fazer. So fiquei em duvida do vinho a usar... Pode me dar uma dica?

    ResponderExcluir
  2. Sandra, os grandes chefs de cozinha dizem que devemos usar no prato o vinho que vamos beber na refeição para não confundir os sabores. Eu particularmente bebo muito pouco ... então uma só garrafa dá e sobra para usar no prato e depois beber. Mas sinceramente acho que desde que seja um bom vinho tanto faz ser igual ou não. Mas use sempre um vinho que você considere bom pois o gosto do vinho fica bem presente no prato.

    ResponderExcluir