terça-feira, 14 de abril de 2009

Páscoa - Risoto de bacalhau


Bom ... vamos começar pela Sexta-feira Santa!Como em toda boa casa de português ... Dia de bacalhau! Resolvemos fazer desta vez algo diferente das tradicionais bacalhoadas. Fizemos um risoto. Daqueles italianos.

Já coloquei aqui a receita do risoto de funghi e falei que aquela maneira de fazer era base para qualquer outra variação. E esta foi no instinto.
Não tínhamos postas ... apenas um bacalhau em lascas já dessalgado. Primeiro que tudo prepara-se o caldo de legumes (1 litro mais ou menos). Pode-se preparar da maneira tradicional cozinhando os legumes com temperos por uma hora coando no final ou dissolvendo 2 cubinhos de caldo de legumes industrializado em 1 litro de água. Desta vez usei o cubinho ... agora temos a opção light sem gordura.
Fritei as lascas de bacalhau em azeite até ficarem douradinhas. Reservei as lasquinhas fritas mas não desprezei o fundinho da panela que foi usada para fritura. Ali ficam depositados vários pedacinhos de bacalhau (fiapinhos). Usei esta panela para preparar o risoto. Aí fui adaptando.
Fritei meia cebola em 1 colher de sopa de manteiga mais um fiozinho de azeite até ficar transparente. Depois joguei 1 xícara de arroz arbório e refoguei na cebola. Não tinha nenhum vinho branco, o que seria desejável, e por isso parti já para o caldo de legumes. Fui colocando uma concha de caldo fervente de cada vez mexendo sempre até o arroz ficar cozido naquele ponto de risoto. Meio al dente. Como havia um resíduo de bacalhau na panela o cheirinho já era de risoto de bacalhau.
Quando o arroz estava no ponto juntei metade das lascas de bacalhau fritas e reservei as restantes. Dei uma mexida e esperei uns 2 minutinhos para o sabor do arroz e do bacalhau se fundirem. Desliguei o fogo. Adicionei 1 colher de sopa de manteiga e mexi bem até ficar bem homogêneo. Essa técnica se usa para dar brilho no risoto. Por último adicionei um punhado caprichado de queijo parmesão ralado e mexi uma última vez. Deixei descansar por 1 minuto. Na hora de servir coloquei uma porção do risoto no centro de um prato fundo e por cima as lascas fritas reservadas. Enfeitei com um raminho de tomilho da horta!!!!!
Ficou DIVINO!!!!!!!!

2 comentários:

  1. Ai Andréia estou indo almoçar agorinha e queria este prato na minha mesa rsrsrs...

    Vou anotar e fazer.
    Obrigada por esta delícia.
    Depois quero a maçã ao vinho. Não esqueça.
    Me envia no e-mail se preferir.

    Besitos e obrigada

    ResponderExcluir
  2. Vou fazer domingo e depois volto aqui pra contar!!!

    ResponderExcluir