domingo, 19 de abril de 2009

Risoto de abóbora

Ai ai ai que delícia!!!!!!

Ontem resolvi tentar fazer um risoto de abóbora igual ao que comia em um restaurante que já fechou. O que me intrigava neste risoto é que ele ficava bem coralzinho ... não ficava clarinho com cara de abóbora cozida. E não sabia qual era o truque. Pesquisei em vários blogs de culinária e livros de receita até que cheguei a um que dava a dica que estava faltando ... ASSAR a abóbora no forno. E foi o que eu fiz ... ficou MEGA cremoso ... MEGA gostoso ... exatamente do jeitinho que eu queria. Se fizer com abóbora cozida a única vantagem é poder aproveitar o caldo do cozimento durante o preparo do risoto, mas o resultado final fica com um tom muito claro e sinceramente não acho tão apetitoso.

Segue o passo a passo ... sempre lembrando daquela maneira bem básica de fazer risoto italiano.

Primeiro que tudo ... assei 2 pedaços médios de abóbora envolvidos em papel alumínio por mais ou menos 1 hora ou até ficar bem macia a ponto de fazer purê. Retirar do papel alumínio e amassar com um garfo até formar um purê. Reservar.

De novo a história do caldo de legumes ... se quiser pode fazer o natural ... se estiver sem tempo dissolver 2 cubos de caldo de legumes em 1 litro de água e deixe fervendo para ser utilizado.

Refogar meia cebola em 1 colher (sobremesa) de manteiga (eu coloco também um fiozinho de azeite para não queimar a manteiga). Quando a cebola estiver transparente jogar o arroz arborio ou carnaroli (sem lavar) e dar uma refogada (usei uma caneca de arroz para duas pessoas mas daria tranquilamente para 3 pessoas) . Nessa hora entraria meio cálice de vinho branco da receita original ... e sinceramente faz falta. Infelizmente ontem também estava sem vinho ... pulei essa etapa. Já comecei com uma concha do caldo de legumes. Aí o processo é sempre colocar uma ou duas conchas do caldo e ir mexendo sempre até o caldo secar ...mais uma ou duas conchas de caldo e ir mexendo até secar ... fazer isso até o arroz ficar cozido mexendo sempre (não deve ficar mole demais ... deixar meio al dente). Nessa última adição do caldo não deixar secar totalmente. Com o arroz já cozido juntar o purê de abóbora a gosto ... eu coloquei umas 5 colheres de sopa bem cheias pois queria ele bem coral ... bem puxado na abóbora. Mas fica a gosto. Quando estiver bem misturadinho desligar o fogo e colocar 1 colher (sobremesa) de manteiga e mexer até homogeneizar. Esse etapa é para dar brilho no risoto (os italianos chamam de "mantecare" ... não sei se é assim que se escreve). Por último colocar um bom punhado de queijo parmesão ralado e dar a mexida final para o queijo se incorporar ao risoto. Servi o risoto em um prato fundo, fiz uma bolinha de purê de abóbora com a ajuda de 2 colheres (café) coloquei em cima e enfeitei com uma folhinha de coentro que tinha acabado de tirar da nossa hortinha.

Ficou de comer rezando!!!!!!

Um comentário:

  1. Andreia, que risoto maravilhoso que você fez, adoro risoto.Beijos
    Edilia

    ResponderExcluir