segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

Abobrinha depois da praia

Ontem fez um sol maravilhoso no Rio de Janeiro. Não dispensamos a praia. Mas na hora de voltar fica uma preguiça ... o que fazer para comer? Tínhamos uma galinhada pronta ... mas e o complemento??? Cabeças unidas pensando ... um saco de abobrinhas na geladeira ... as ervas fresquinhas na horta da varanda ... booooom ... saiu uma salada morna deliciosa e muito simples rápida de fazer.
Lavei bem as abobrinhas (usei 3 para 2 pessoas ... mas até poderia ter usado 2 pois elas eram grandes) com escovinha para tirar qualquer sujeirinha. Cortei em rodelas de mais ou menos 1 cm. Temperei com sal marinho em flocos. Colhi uma boa quantidade de manjericão na horta ... uns 3 galhos bem cheios. Peguei uma frigideira grande e coloquei um fiozinho de azeite. Deixei aquecer e aí vai um truque aprendido na TV ... quando o azeite já estava quente passei uma folha de papel toalha para tirar o excesso, pois não queria fritar a abobrinha e sim grelhar. Grelhei as rodelas de abobrinha aos poucos para não criar água. Não deixei ficar muito tempo para elas não ficarem muito cozidas, só o tempo necessário para selar os dois lados e ficar aquela crostinha mais douradinha com cara de grelhado. Cada leva de rodelas saídas da frigideira eu colocava em camadas em uma travessa, regava com azeite extra virgem e salpicava bastante manjericão. Feito isso até o final das rodelinhas está pronta a salada. É só deixar esfriar um pouco mas servir ainda morna. Super simples e MUITO saborosa. Gastei no máximo 15 minutos no processo todo.
Comentando com minha mãe à noite ela ainda deu outra idéia ... depois de pronto salpicar queijo parmesão e levar ao forno só para gratinar. Mas com o calor de ontem a melhor opção era mesmo a saladinha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário