terça-feira, 3 de fevereiro de 2009



Acho que quase todo mundo já ouviu falar de chá verde e de suas propriedades. Antioxidante, digestivo, ajuda a emagrecer ... e na minha opinião fica gostoso quando a gente se acostuma. A primeira xícara é uma tortura. Mas depois de um ou dois dias o sabor passa a ficar mais suave. E a gente começa a ter prazer com o ritual. Depois de passar por todas essas fases e começar a ter prazer eu passei a tomar o chá feito da maneira tradicional (água quente e a erva em infusão)todos os dias de manhã depois do café-da-manhã e agora levo a versão em saquinhos para beber no trabalho. Essa xícara fica o dia inteiro do meu lado ... sempre cheínha do chá morninho para me dar conforto durante o trabalho.
Seguem então algumas das propriedades do chá verde:
"As virtudes medicinais do chá são de conhecimento milenar, especialmente seu efeito estimulante. Considerado atualmente um aliado da saúde por ser rico em flavonóides - substâncias antioxidantes que ajudam a neutralizar os radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento celular precoce. Também está comprovado que o chá verde ajuda a diminuir as taxas de colesterol e ativa o sistema imunológico. As virtudes do chá verde na prevenção do câncer, já muito divulgadas atualmente, vêm do fato de que ele é rico em bioflavonóides e catequinas, substâncias que bloqueiam as alterações celulares que dão origem aos tumores.
Além de conter manganês, potássio, ácido fólico e as vitaminas C, K, B1 e B2, ajuda a prevenir doenças cardíacas e circulatórias por conter boa dose de tanino: o consumo diário desse chá diminui as taxas do LDL (colesterol que faz mal à saúde) e fortalece as artérias e veias.
Mas as boas notícias não acabam aí: está comprovado que o chá verde acelera o metabolismo e ajuda a queimar gordura corporal. Pesquisadores acreditam, ainda,que o hábito de beber chá em vez de café é um dos fatores responsáveis pelo menor índice de infarto em países do Oriente. E como se não bastasse, comprovou-se também que as substâncias presentes no chá verde ajudam a prevenir cáries, têm ação antiinflamatória e antigripal, ativam o sistema imunológico e regeneram a pele. E para e pele mais um benefício: por ser rica em tanino, substância com propriedades anti-séptica e adstringente, a planta é indicada também para limpar e equilibrar peles oleosas. "

Um comentário: