quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

O tal Molho de Tomates

Venho falando aqui há dias que sempre que vou fazer molho de tomates, faço um panelão e congelo em pequenas porções para ir usando conforme a necessidade, certo? Mas não digo como faço esse molho.

Na realidade é a coisa mais simples do mundo e que dependendo do que tenho na despensa a receita vai sendo alterada. Mas a base é sempre a mesmíssima ... tomates frescos e temperos. Compro tomates maduros na feira. Lavo bem um por um. Coloco em uma panela cebola picadinha. A quantidade aí sempre vai variar de acordo com a quantidade de tomates ... quanto mais tomates mais cebola para o refogado. Refogo esta cebola até dourar em azeite extra virgem, e depois junto os tomates picados com pele e com semente (já fiz sem pele mas ele fica menos vermelhinho). Aí começam as variações. Se estou sem muitos temperos em casa uso um ou dois cubinhos de caldo de legumes. Se tenho a despensa mais cheia uso algumas ervas secas e sal (se eu for usar os cubinhos não coloco sal pois o cubinho já tem). Não precisa colocar água. O próprio tomate vai soltar líquido. E deixo cozinhar pelo menos 30 ou 40 minutos. Quando acho que está no ponto, dou uma provada no sal e aí sim agrego as ervas frescas. Sendo que ... se eu for congelar o molho deixo para colocar as ervas frescas só na hora de usar pois aí posso fazer variações deste mesmo molho: um dia jogo alecrim ... no outro manjericão ... no outro orégano ... por aí vai. Na realidade nunca como o mesmo molho. Tenho sempre uma carta na manga.

Outra coisa: eu gosto do molho bem pedaçudo ... grossinho. Para quem quer um molho mais uniforme basta bater o molho no liquidificador e voltar para o fogo por mais uns 10 minutos.

Muita gente também usa alho no refogado. Eu não uso pois meu namorado não come alho. Mas para quem gosta fica muito bom.

Esse molho serve para TUDO. Massas, polenta, recheios, pizza. Basta inventar. Ele vai aparecer em vários dos pratos que faço nos finais de semana, sempre com uma ou outra variação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário